PET

PET História

PET História
por Kátia Luzia
Publicado: 16/04/2019 - 16:11
Última modificação: 26/02/2020 - 16:54

PET HISTÓRIA

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pelo governo federal para estimular o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Universitária. O PET Nacional é subordinado ao Ministério da Educação (MEC). A Universidade Federal de Uberlândia também possui o PET Institucional, criado em 2006, pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e regulamentado pela Resolução nº 28/2011 do Conselho de Graduação, de 15 de julho de 2011.
O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem. O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular.

O Programa de Educação Tutorial PET História, de caráter Institucional, foi concebido por iniciativa do Curso de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal,  com o objetivo de ampliar os espaços de conhecimento e proporcionar atividades fora do ambiente da sala de aula, capazes de melhorar a qualidade e o nível intelectual e cultural dos alunos.

Em funcionamento desde o primeiro semestre de 2010 – a partir de quando tem realizado várias atividades com os alunos do curso e com a comunidade, – o PET História é aberto à participação de todos os discentes do Curso de História.

Neste sentido, espera-se proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET. As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso, oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que tem compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas sobretudo, tem a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como cidadão participativo na sociedade.

 

Endereço: 
Campus Pontal
Rua Vinte - 1600 - Bloco B - Térreo - Bairro Tupã
Ituiutaba - MG