Atividades Complementares - Curso de Graduação em História

Última modificação: 16/08/2023 - 16:18
Curso:
Assunto:

São atividades de caráter acadêmico, científico, técnico ou cultural escolhidas a critério do aluno, respeitando as diretrizes fixadas neste Projeto Pedagógico e acompanhadas pelo Colegiado do Curso de História. Para sua integralização curricular o aluno precisa cumprir um mínimo de 200 horas de Atividades Complementares ao longo do período em que estiver matriculado no curso.

O objetivo principal das Atividades Complementares é constituir um espaço privilegiado de exercício de autonomia para o aluno compor seu currículo, estimulando, assim, a tomada de decisões próprias no que se refere a habilidades e competências específicas, que o estudante entenda serem úteis para o seu futuro desempenho profissional como professor/historiador. Assim, abre-se um leque amplo de possibilidades de escolhas nessa direção. Secundariamente, as Atividades Complementares visam estimular a participação do estudante em diversas esferas da vida universitária, passando pela representação estudantil, pela pesquisa, pela extensão e pelo ensino, bem como visam fomentar o interesse pela articulação de sua formação intelectual com as múltiplas possibilidades de sua inserção nos ambientes interno e externo à Universidade.

Embora as possíveis escolhas sejam variadas, não será permitido que o estudante cumpra as 200 horas obrigatórias de Atividades Complementares com o desenvolvimento de uma única atividade. Esse dispositivo será garantido com o estabelecimento de carga horária limite para algumas atividades a serem aproveitadas na integralização deste Núcleo de Formação. A limitação, contudo, é suficientemente flexível para possibilitar ao aluno o direcionamento das atividades complementares para o caminho que lhe parecer mais promissor.

Comissão de Avaliação de Atividades Complementares do Curso de Graduação em História é responsável por conduzir todo o processo de análise dos documentos apresentados pelos discentes do curso de Graduação em História, para comprovação das horas obrigatórias de atividades acadêmicas complementares.

Semestralmente é lançado o edital com as diretrizes para apresentação, análise e processamento das Atividades Complementares no âmbito do Curso de História.

Requisitos:

A Coordenação do Curso de Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia faz saber aos estudantes regularmente matriculados que estará aberto o período de apresentação para análise e processamento das Atividades Complementares - ATCOM no Curso de Graduação em História - ICH/UFU, referente ao 1º semestre de 2023, mediante as condições estabelecidas neste edital.

PRAZOS:

Entrega das Atividades Acadêmicas Complementares