TCC

por Portal ICHPO
Publicado: 03/12/2018 - 10:28
Última modificação: 26/06/2023 - 13:26

As disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II serão desenvolvidas em dois semestres, totalizando 120 h. Neste projeto pedagógico, considera-se o Trabalho de
Conclusão de Curso as atividades relacionadas a elaboração e desenvolvimento da Monografia de final de curso ou as atividades do Estágio Profissional e seus respectivos relatórios, cabendo ao acadêmico optar por uma das duas modalidades contempladas.
As normas que regem as duas atividades seguem explicitadas em seus respectivos subitens. 


8.3.1. Normas para elaboração da Monografia

O texto monográfico compreende uma das alternativas de trabalho de conclusão de Curso de Graduação Geografia. Para elaboração do trabalho monográfico, o aluno deverá estar matriculado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. A matrícula para a referida disciplina somente poderá ser efetuada mediante apresentação de uma carta de aceite do orientador, concordando com a orientação.
A responsabilidade sobre o edital e as questões referentes à distribuição de vagas, bem como a disponibilidade de vagas por orientador serão de competência do Colegiado do Curso. Quando da inscrição para a disciplina, o aluno deverá apresentar três nomes de possíveis orientadores, de acordo com a sua preferência e com a disponibilidade de vagas. No caso da não disponibilidade de vaga de orientação para o professor de primeira opção, o aluno será remanejado para o professor de segunda opção, caso este também não disponha de vagas o aluno será remanejado para o professor da terceira opção.
Cabe ressaltar que cada orientador deverá limitar-se a um número máximo de cinco orientandos, levando-se em conta a proporção entre a quantidade de acadêmicos a serem orientados e a quantidade de professores. Preferencialmente, o professor deverá orientar Trabalhos de Conclusão de Curso, cujas atividades estejam relacionadas às disciplinas por ele ministradas, ou à sua área de atuação enquanto pesquisador.
As normas para elaboração do texto monográfico seguem àquelas estabelecidas pelo Guia para Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos da Editora da Universidade Federal de Uberlândia, sendo que o texto deve contemplar uma introdução, justificativa, objetivo, métodos, resultados, conclusão e referências. A temática tratada na monografia poderá contemplar o resultado de estudos e levantamentos bibliográficos e ou resultado de pesquisas de campo.
Quando da conclusão da redação do texto monográfico, o aluno deverá enviar, com antecedência de 30 (trinta) dias, a contar da data da defesa, uma cópia impressa do trabalho destinada a cada um dos professores que comporão a banca. Cabe ainda ao aluno agendar o local e a data da defesa junto à secretaria do curso, que por sua vez, deverá divulgar o evento.
A defesa de monografia não poderá ocorrer em data fora do calendário letivo do curso, ou seja, a defesa não poderá ultrapassar a data limite de aplicação das demais avaliações do curso. Ocorrendo esta situação, excetuando-se os casos omissos e previstos na legislação, o aluno será reprovado, devendo rematricular-se na disciplina.
Caberá a banca examinadora analisar e avaliar o trabalho, aprovando-o ou não. A banca deverá ser composta por três professores, sendo: dois professores convidados mais o orientador que será também a pessoa que presidirá a banca.
Cabe ao professor orientar as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso, acompanhar, avaliar e prestar informações sobre as atividades desenvolvidas pelo orientando, indicar os professores que deverão compor as bancas examinadoras da monografia, verificar o cumprimento dos prazos relacionados a entrega do trabalho final de monografia.
Na avaliação final, o aluno terá um tempo de 30 minutos para exposição inicial do seu trabalho. Na seqüência, cada membro da banca examinadora terá um tempo de 20 minutos para argüição, cabendo ao aluno um tempo de 20 minutos para sua defesa.
Para ser aprovada, a monografia deve obter uma pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos de um total de 100 (cem) possíveis, sendo que a pontuação mínima representa a média aritmética das notas dos três professores componentes da banca.
O aluno terá um prazo de 72 horas para recorrer, junto à Coordenação do curso, das decisões da banca examinadora.
Transcorridos trinta dias após a avaliação e aprovação da monografia, o aluno deverá entregar uma cópia impressa e uma gravada em meio digital - disquete, CD, DVD ou
equivalente da versão final com as correções sugeridas.
Poderá haver mudança de orientador por interesse do professor ou do aluno. No caso do professor decidir desligar o aluno de sua orientação, deverá comunicar formalmente o fato à Coordenação do Curso e ao aluno, explicitando os motivos.
Caso o aluno decida mudar de orientador, deverá comunicar formalmente ao professor, explicitando os motivos da decisão. Uma cópia do documento, datada e assinada pelo professor, comprovando que o mesmo tomou conhecimento da decisão do aluno, deverá ser entregue na Coordenação de Curso. Caso o aluno já possua outro orientador, deverá preencher a Ficha de pré-matrícula, com o aceite do no professor orientador, e entregá-la na Coordenação de Curso.