Critérios de avaliação

por Leandro Guimarães
Publicado: 11/10/2018 - 16:27
Última modificação: 17/01/2020 - 10:56

Quanto a verificação do aprendizado

     Far-se-á de acordo com o Estatuto e Regimento Geral da UFU, Título IV do Regimento Geral, Capítulo I, Seção I, Subseção V:

Art. 113 – A verificação do rendimento escolar será feita por disciplina, abrangendo os aspectos de freqüência e aproveitamento, ambos eliminatórios por si mesmos.

§1º Entende-se por freqüência o comparecimento às atividades didáticas de cada disciplina, vedado o abono de faltas, observado o disposto na legislação vigente.

§2º Entende-se por aproveitamento o desempenho do aluno frente aos objetivos propostos no Plano de Ensino.

§3º Apuração do aproveitamento em cada disciplina será feita por meio de avaliações que serão pontuadas de maneira a totalizar 100 pontos.

§4º Será considerado aprovado o aluno que freqüentar pelo menos 75% das atividades obrigatórias da disciplina e totalizar pelo menos 60 pontos na soma de suas avaliações.

Art. 114 Além do disposto no artigo anterior, o desempenho dos alunos poderá ser verificado por meio de um índice global de aproveitamento individual, definido nas normas da graduação.

Art. 115 Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrando por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com o disposto nas normas da graduação.


Avaliação docente

     A avaliação docente será realizada pelos discentes, semestralmente. Devem-se utilizar instrumentos avaliativos que proporcionem identificar a evolução do desempenho do profissional e da disciplina ministrada, visando sanar as deficiências e melhorar o processo ensino-aprendizagem.

     A realização desta avaliação será acompanhada por uma comissão nomeada em reunião do Colegiado do Curso, que deve ser composta por dois discentes e três docentes. Cabe a esta comissão todo o processo avaliativo, desde a aplicação dos instrumentos até a organização e implementação de reuniões que tratarão dos assuntos constantes nas avaliações e possíveis alternativas para as questões identificadas.

Sistema de Avaliação de Desempenho Docente


Avaliação do curso

     A avaliação do curso será um processo continuado, considerando os princípios, fundamentos e propostas contempladas no projeto pedagógico, observando sua execução e resultados alcançados.
     No período de dois anos o curso será avaliado formalmente por uma comissão nomeada em reunião do Colegiado do Curso, que deve ser composta por discentes, docentes e técnico-administrativo. Nesta atividade serão considerados os seguintes parâmetros:
- observações realizadas por docentes, discentes e técnico-administrativo ao longo da execução do projeto;
- análise da realidade do projeto pedagógico considerando a condução metodológica dos conteúdos, as diretrizes para a avaliação do aprendizado, a organização curricular adotada e distribuição dos tempos curriculares.
- processo de qualificação dos docentes;
- planos de trabalho dos docentes;
- estudos de egressos;
- avaliação dos discentes;
- contribuições da pesquisa e extensão.