Núcleo

Publicado: 15/12/2021 - 16:38
Última modificação: 24/02/2022 - 19:45
SOBRE

Em meados de 2019, por iniciativa do Prof.Dr. Marco Antonio Cornacioni Sávio, do Curso de História do ICHPO, iniciou-se as discussões do que viria se constituir como o primeiro núcleo de pesquisa do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, o NEPEHD – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais, tendo seu regimento aprovado pela Resolução nº 3/2020, do Conselho do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, no dia 17 de novembro de 2021.

Nesta fase inicial além do Prof.Dr. Marco Antonio Cornacioni Sávio, são membros fundadores o Prof.Dr. Antonio de Oliveira Jr (Curso de Geografia), Ma. Kátia Luzia Silveira Silva Vieira (Curso de História e Doutoranda em Geografia, PPGGeo/UFJ), Profª.Drª. Raquel Aparecida Souza (Curso de Pedagogia) e Prof. Dr. Wellington Amarante Oliveira (Curso de História).

De caráter interdisciplinar, o NEPEHD procura criar um espaço institucional de pesquisa no ICHPO, para cooperar com o desenvolvimento de estudos sobre as Humanidades Digitais e ampliar a reflexão sobre a temática. Uma temática ampla, com um conceito em construção, polissêmico, que reflete bem o primeiro item da definição apresentada no Manifesto das Humanidades Digitais, de que a opção da sociedade pelo digital altera e questiona as condições de produção e divulgação dos conhecimentos.

Nossas três linhas de pesquisa 1) História Pública Digital; 2) Tecnologias Digitais, Linguagens e Educação e 3) Territorialidades, Identidades e Representações no Mundo Digital, demonstram justamente esta preocupação em desvendar o papel, o significado e a importância do digital na era que está em curso, uma era de transformações de velocidades rápidas onde o tempo não parece ter mais barreiras geográficas, a era da simultaneidade, da instantaneidade e da aceleração dos movimentos da vida.

Venham conosco nessa viagem! Aproveitem!

Seja bem-vindos!

História Pública Digital

A linha História Pública Digital procura compreender as transformações teórico-metodológicas no ofício do historiador a partir do uso de fontes digitais. As pesquisas propostas pela História Pública Digital buscam compreender as novas teorias e as mudanças metodológicas e epistemológicas que marcam o trabalho com fontes, ferramentas e plataformas digitais.

Tecnologias Digitais, Linguagens e Educação

A linha Tecnologias Digitais, Linguagens e Educação tem por objetivos refletir sobre os usos de tecnologias digitais nas atividades pedagógicas, bem como compreender de forma crítica sua produção, linguagens e seus usos no campo da educação. A constituição de acervos, seus usos e as ferramentas de pesquisa fazem também parte da reflexão, já que o estabelecimento de linguagens digitais específicas proporciona a construção de novas alternativas de aplicação no campo da educação

Territorialidades, Identidades e Representações no Mundo Digital

A linha se propõe se propõe a compreender as formas de construção dos espaços e a definição de territórios através do uso de tecnologias digitais. A reflexão sobre o uso de aplicativos para a organização de transportes, compras, navegação e serviços em geral, impacta nas formas de organização espacial, na percepção sobre os espaços e nas diversas representações sobre a cidade e seus diversos territórios.

EQUIPE

Tab content 2.