Laboratório

por Raffer
Publicado: 14/09/2018 - 11:01
Última modificação: 02/09/2022 - 14:23

Descrição das atividades: Como espaço interdisciplinar marcado pela convivência entre as diferentes áreas do conhecimento e suas respectivas disciplinas, o Laboratório de Pedologia, Geomorfologia e Ensino de Geografia Física- PEDOGEO. A principal função do laboratório é apoiar aulas e atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Geografia com ênfase em Pedologia, Geomorfologia e Ensino de Geografia Física, comtemplando aspectos naturais/Físicos e socioambientais envolvendo nessas perspectivas as dinâmicas dos processos naturais e sociais/econômicos. Popularizar o conhecimento geográfico é o foco principal do laboratório, contribuindo para a melhoria da formação não só dos acadêmicos do curso de Graduação e o Programa de Pós-Graduação em Geografia, mas também, de outros cursos e demais interessados em compreender as dinâmicas da natureza. Tem por objetivo:

I - Promover a construção do conhecimento geográfico, voltado aos aspectos naturais e socioambientais a partir de aulas teóricas, expositivas e práticas;

II - Articular a cooperação entre a Universidade e instituições de ensino formais e não formais. Articular também a cooperação com outras Universidades que desenvolvam pesquisas, extensão e ensino nas diferentes áreas da Ciência Geográfica;

III – Amparar fóruns de discussão, bem como grupos de estudo sobre temáticas geográficas;

IV – Amparar projetos de pesquisa e extensão e ensino das diversas áreas do conhecimento, promovendo o incentivo à Ciência Geográfica;

V – Dar suporte a promoção de cursos, seminários, congressos e outros eventos de capacitação, informação e difusão de conhecimentos técnico-científicos;

VI – Desenvolver mecanismos de divulgação e produção de experiências realizadas no Laboratório de Geomorfologia e Solos – PEDOGEO e dos grupos de pesquisas vinculados como o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geomorfologia, Pedologia e Dinâmicas Ambientais (GEPDA);

VII – Intermediar o contato para elaboração e efetivação de convênios, acordos e outras formas de estabelecer relações entre o Laboratório de Geomorfologia e Solos - PEDOGEO e demais instituições de ensino, pesquisa e extensão, fomento ou financiamento para a viabilização das atividades propostas e o cumprimento dos objetivos aqui definidos.

No Laboratório de Estudo e Pesquisa em Pedologia, Geomorfologia e Ensino de Geografia Física (PEDOGEO), ocorrem aulas teóricas e práticas das disciplinas que necessitam desenvolver atividades práticas a partir da experimentação, exposição e da ludicidade dos diversos materiais didático-pedagógicos que serão utilizados no processo de construção do conhecimento geográfico. Para tanto, dispõe de alguns equipamentos que permitem a realização de algumas análises voltadas aos estudos de física de solos, como por exemplo analise textural, densidade do solo, densidade da partícula, porosidade e determinação do pH. Para a viabilização desses procedimentos, dispõe-se de vidrarias especificas como provetas, pipetas, erlenmeyers, béqueres, placa de petri, bastão de vidro para agitação de solução, buretas, além de alguns equipamentos como agitador mecânico para dispersão de solo, deionizador, cronometro, balança de precisão, phmetro, estufa para secagem de material, dentre outros. No entanto, ainda há necessidade de equipar o laboratório, no sentido de repor equipamentos danificados, vidrarias quebradas para atender os discentes do curso de graduação visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Também são realizados trabalhos de campo envolvendo discentes e docentes do curso de graduação e pós-graduação do curso de graduação em Geografia e demais interessados, para orientá-los tecnicamente quanto à coleta de amostras tanto de solo quanto de rochas utilizando equipamentos, tais como o trado holandês, penetrometro e trena etc. Assim são escolhidos procedimentos teóricos-metodológicos específicos voltados para analises de diferentes elementos da paisagem.
Além disso, também faz parte das atividades do laboratório a extensão, por meio do Projeto “EducaSolos: trilhando pelos solos”, que possui como objetivo principal trabalhar a temática ambiental voltada aos solos e os seus fatores de formação (rocha, relevo, clima, macro e microrganismos, tempo). Neste sentido, a partir da divulgação nas escolas, com visitas previamente agendadas, para atender escolas de ensino fundamental, médio, EJA, técnico e superior, com o intuito de trabalhar conteúdos que possam contribuir na formação educacional, tanto dos alunos, quanto dos cidadãos do município e região.

Público alvo: Graduandos em Geografia, professores e pesquisadores e comunidade em geral.

Linha de pesquisa: 1- Processos morfodinamicos e a relação sociedade e natureza; 2- Mapeamento Geomorfológico e espacialização de dinâmicas ambientais; 3- Geopatrimônio, Geoturismo e Geoconservação; 4- Materiais didáticos lúdicos-pedagógicos voltados para o ensino de Geografia Física.

Regimento do Laboratório

Endereço: