Dilação de Prazo - Curso de Graduação em História

Público-alvo:
Curso:
Assunto:

1. O QUE É A DILAÇÃO DE PRAZO?

A dilação de prazo é aprorrogação do tempo máximo estipulado no Projeto Pedagógico para a integralização curricular de um curso. Todo estudante de graduação tem um prazo máximo pré-estipulado para a integralização de seu curso previsto no Projeto Pedagógico do Curso e caso não haja a conclusão do curso no tempo máximo, o discente está sujeito a perda de vínculo com a UFU (jubilamento)

O Curso de Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal é planejado para se integralizado em 9 semestres (4,5 anos), e o prazo máximo é de 12 semestres para integralização (6 anos).

O estudante que não conseguir integralizar a carga horária do Curso no prazo máximo permitido deve solicitar a dilação de prazo.

A solicitação de dilação de prazo deverá ser feita pelo discente ( via portal do aluno UFU) , destinada ao Colegiado de Curso, no último semestre do seu prazo máximo de integralização curricular.

Exemplo: Estudante Ingressante no 1º semestre de 2014.

Prazo regular para a integralização (4,5 anos):  1º semestre de 2018.

Prazo máximo para integralização sem a solicitação de dilação de prazo (6 anos): 2º semestre de 2019.

No exemplo, caso o estudante não consiga integralizar o curso no 2º semestre de 2019, deverá solicitar a dilação de prazo dentro do semestre vigente, observando o prazo de solicitação do Calendário Acadêmico.

Requisitos:

2. QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA SOLICITAR DILAÇÃO DE PRAZO?

O discente terá direito à solicitação de dilação do prazo para integralização curricular:

I – quando for portador de deficiências físicas, sensoriais ou afecções que impliquem limitação da capacidade de aprendizagem, devidamente comprovadas por laudo médico;

II – quando houver motivo de força maior; e

III – nos casos que não se enquadrem nos incisos I e II, porém:

a) o discente já tenha cumprido pelo menos 80% da carga horária total exigida para integralização curricular, fixada no Projeto Pedagógico do curso; ou

b) falte apenas ao discente cumprir o Estágio Obrigatório ou Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientações:

2. COMO PEDIR DILAÇÃO DE PRAZO?

O Calendário Acadêmico estabelece datas e períodos para a realização da solicitação de dilação de prazo para integralização curricular. Cabe ao estudante se atenar aos prazos em cada semestre letivo.

o estudante deverá acessar o Portal do Aluno (www.portalestudante.ufu.br) e realizar a solicitação de dilação de prazo apresentando:

a) Justificativa

b) Formulário de anuência orientador (Caso não tenha realizado a defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso).

O Colegiado de Curso terá o prazo de trinta dias, a partir da solicitação do discente, para emitir sua decisão final.

O discente que obtiver deferimento de seu pedido de dilação de prazo para integralização curricular assinará um termo comprometendo-se a cumprir a programação estabelecida para integralização curricular aprovada pelo Colegiado de Curso.

Durante o período de dilação de prazo, o discente não poderá efetuar trancamento parcial ou total de matrícula.

Setor responsável:
cochist@pontal.ufu.br