Adriano Rodrigues De Souza De La Fuente

Em exercício
Titulação:
Data de ingresso:
17/06/2021 (2 anos, 10 meses, 2 dias)
Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Qualificação:

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (Bacharelado e Licenciatura UFU/2006). Especialização em Gestão Ambiental pela PUC MG (2007). Mestrado em Geografia pelo PPGEO Universidade Federal de Uberlândia (UFU/2012). Doutorado em Geografia pelo PPGEO da Universidade Federal de Uberlândia (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia GPEGPSHI/CNPQ (LAGEPOP/UFU). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia (NEPEA/CNPQ) na Linha de pesquisa: Pesquisas em Ensino de Geografia, Agroecologia e Sustentabilidade Ambiental. Atua e orienta nas seguintes áreas de pesquisa: Formação Docente, Estágio Supervisionado; Metodologia do Ensino, Didática em Geografia, Metodologia Científica, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, entre outras. Experiência profissional na Educação Básica na rede pública da Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais (SRMG/2006-2019). Atualmente (2021) atua como Docente Adjunto Nível I no curso de Graduação em Geografia no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU), e Docente no Programa de Pós-graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Catalão (IGEO/UFG/UFCAT)

Formação:

2015 - 2019

Doutorado em Geografia.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: PVA COMO TERRITÓRIO DE CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES DO CAMPUS PONTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA, Ano de obtenção: 2019.
Orientador: ADRIANY DE AVILA MELO SAMPAIO.
Palavras-chave: Categorias de analise; Territórios escolares; Pre Universitarios Populares; Territorialidades e Cidadania.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

2010 - 2012

Mestrado em Geografia (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: O TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA: MÚLTIPLAS DIMENSÕES ESPACIAIS E A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS SURDAS,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: ADRIANY DE AVILA MELO SAMPAIO.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Ensino de Geografia; Práticas de Ensino; Metodologias no Ensino de Geografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.

2007 - 2008

Especialização em Gestão Ambiental. (Carga Horária: 400h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: Estudo de caso da Reserva Ambiental do Jacob Nova Ponte (MG).
Orientador: MAURO DAS GRAÇAS MENDONÇA.

Graduação em andamento em Bacharel em Direito.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: CIDADANIA & CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS PARA REFLEXIONAR TEORIA E PRÁTICA.

2002 - 2006

Graduação em Geografia.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
Orientador: Profa Dra. Adriany de Avila Melo Sampaio.