Laboratório

Laboratório de História Digital

LAHISD
por Ana Cláudia
Publicado: 23/05/2019 - 16:07
Última modificação: 06/04/2021 - 13:24

Apresentação

Ementa

O Laboratório de História Digital (LAHISD) constitui-se em um espaço voltado para o desenvolvimento de pesquisas sobre as transformações históricas relacionadas às múltiplas práticas e interações – sociais, econômicas, políticas e culturais – que ocorrem no mundo digital, investigando variados aspectos relativos aos modos como se inter-relacionam as diversas tecnologias, linguagens e mídias digitais, bem como os seus impactos na produção, no ensino e na divulgação do conhecimento histórico na contemporaneidade. Nesse sentido, as pesquisas abordam o caráter digital das fontes, do objeto de estudo da História, das ferramentas e plataformas utilizadas no ensino de História e na difusão de conhecimento histórico a um público não especializado. Com análises orientadas por perspectivas tanto diacrônicas quanto sincrônicas, as investigações buscam examinar distintos processos de transição tecnológica e a trajetória das mudanças ocorridas nas mídias digitais e de seus efeitos concomitantes nas inovações em diferentes tipos de linguagens: cinematográfica, iconográfica, museológica, literária etc. As pesquisas contemplam também os modos como diversos temas históricos são abordados no ciberespaço, enfatizando as interpretações do passado, as reelaborações da memória e as reivindicações identitárias – políticas, de gênero, étnico-raciais etc. – nas redes sociais e nas diferentes mídias digitais.

 

Histórico

A criação de um laboratório voltado ao desenvolvimento de pesquisas acerca da história digital foi proposta pelo professor Giliard Prado em reunião, realizada no dia 11 de outubro de 2018, com os professores Angela Teles e Marco Sávio. Os três docentes em questão foram responsáveis pela elaboração das linhas de pesquisa e da ementa do LAHISD. A partir de então, foi dado início ao processo de institucionalização do laboratório com a aprovação do Regimento Interno do LAHISD no Colegiado do Curso de História, em 22 de novembro de 2018, e no Conselho do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (CONICHPO), em 11 de dezembro de 2018. Em seguida, no dia 18 de dezembro de 2018, procedeu-se à etapa relativa ao registro do LAHISD no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq.

 

Coordenação do LAHISD (biênio 2019-2021)

Coordenador: Giliard da Silva Prado                

E-mail: lahisd.pontal@gmail.com

 

Linhas de pesquisa

Acesse a página do LAHISD no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP/CNPq)

 

História Digital, memórias e identidades

Esta linha reúne pesquisas voltadas ao estudo de temas circunscritos em torno de dois grandes eixos analíticos da História Digital: 1) as transformações teórico-metodológicas no ofício do historiador a partir do uso de fontes digitais na contemporaneidade; 2) a natureza progressivamente digital do objeto de estudo da História, ou seja, das experiências humanas no tempo. No primeiro eixo analítico, as pesquisas buscam compreender as novas teorias e as mudanças metodológicas e epistemológicas que marcam o trabalho com fontes, ferramentas e plataformas digitais diversas na produção, no ensino e na divulgação do conhecimento histórico. No segundo eixo analítico, as pesquisas dão conta de recortes espaciais e temporais diversos, uma vez que contemplam uma grande variedade de práticas e interações – sociais, políticas, econômicas, culturais – que ocorrem no mundo digital, com ênfase nas lutas que marcam os usos do passado e as tentativas de estabelecimento de memórias antagônicas acerca dos fatos históricos, bem como nas relações de poder que marcam as múltiplas reivindicações e interações identitárias – políticas, étnico-raciais, de gênero etc. – em redes sociais diversas como blogs, Twitter e Facebook.

 

Mídias, linguagens e processos socioculturais

Esta linha de pesquisa propõe a investigação sobre a produção da história, da memória e do imaginário político nas diferentes mídias tradicionais e digitais e suas linguagens: o cinema de ficção e o documentário, o telejornal, a novela, as séries, o videoclipe, a publicidade, os jogos eletrônicos, a fotografia e a imprensa. Concebe as mídias e suas linguagens como ponto de partida para a análise, evitando-se a abordagem dessa produção como mera ilustração de um saber histórico prévio e exterior a elas. Dessa maneira, a investigação das mídias e suas linguagens em diferentes suportes e plataformas, a partir dos seus elementos intrínsecos, busca o diálogo interdisciplinar com a comunicação e a semiótica na produção de conhecimento histórico articulado às esferas do social, da cultura e da política. Nessa direção, pode-se abordar as mídias e linguagens na História como fonte primária para a produção historiográfica; a história nas mídias e linguagens, o que implica em investigar a interpretação do passado nelas construída, ou ainda, a história das mídias e linguagens que engloba o estudo das mídias e linguagens e de suas condições sociais de produção, circulação e recepção.

 

Tecnologias digitais, Transição tecnológica e sociedade

Esta linha procura compreender o surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e da informação e seus diversos usos para a produção de conteúdo em mídias diversas, que possam se constituir como fonte de análise para o historiador. Nesse sentido, esta linha se propõe a estudar as diversas tecnologias digitais e suas trajetórias tecnológicas em diversas plataformas de mídia e como essas trajetórias influenciam o tipo de conteúdo que será objeto de análise do historiador. Além disso, se propõe a mapear e descrever os processos de transição tecnológica que envolvem a passagem dos processos analógicos para os digitais, compreendendo os paradigmas que guiam esses processos e como essas transições influenciam no trabalho do historiador e em seus diversos objetos de estudo.

 

Pesquisadores

Docentes

Angela Aparecida Teles   

Giliard da Silva Prado   

Marco Antonio Cornacioni Savio 

Sandra Alves Fiuza 

Wellington Amarante Oliveira 

Discentes

Arthur Monteiro Galhardi 

Caterine Bianca Faustino Silva  

Edeli Barbosa 

Júlia Lázara Nunes de Alecrim  

Letícia da Costa Calixto 

Lúcia Helena dos Santos Oliveira 

Renan Rodrigues 

Sabrina Coimbra 

Weslley da Silva Martins 

 

Projetos de pesquisa

 

Título: A contramemória da Revolução: exílio, gênero e direitos humanos nos testemunhos veiculados na blogosfera cubana (2007-2019)

Descrição: O objetivo desta pesquisa é compreender, por meio de uma análise de testemunhos veiculados na blogosfera cubana acerca do exílio, das discriminações de gênero e das violações aos direitos humanos ocorridas sob o governo revolucionário, o processo de formação de uma contramemória da Revolução Cubana, problematizando lutas políticas, afirmações identitárias e reconstruções da memória da nação cubana no mundo digital.

Integrante(s): Giliard da Silva Prado

 

Título: Memórias da repressão do governo revolucionário a grupos religiosos e homossexuais em Cuba: um estudo dos testemunhos de ex-umapianos na blogosfera cubana (2007-2018)

Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar os testemunhos de ex-umapianos veiculados em blogs que integram a blogosfera alternativa cubana no período compreendido entre 2007 e 2018, enfatizando as experiências dos grupos religiosos, dissidentes políticos e homossexuais que foram confinados nas UMAPs e que sofreram com a repressão praticada pelo governo revolucionário.

Integrante(s): Amanda Aparecida Gomes Rodrigues / Giliard da Silva Prado (orientador)

 

Título: Las Damas de Blanco: memória e resistência política em Cuba (2003-2018)

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de uma análise de testemunhos veiculados em sites e blogs cubanos, as práticas e representações que caracterizam as estratégias de atuação política das Damas de Blanco, no período compreendido entre 2003 e 2018, examinando a importância da luta dessas mulheres pela anistia de presos políticos e contra a violação dos direitos humanos em Cuba.

Integrante(s): Marília Alves Ferreira de Resende / Giliard da Silva Prado (orientador)

 

Título: A representação audiovisual da periferia na Filmes de Plástico (2009-2019)

Descrição: Esta pesquisa objetiva a análise e interpretação da produção da Filmes de Plástico ancorada no aporte teórico-metodológico da História Visual e a compreensão do processo de produção e circulação de representações e imaginário social sobre o viver urbano na cidade de Contagem-MG construída como realidade imagética nos filmes realizados entre 2009 e 2019.

Integrante(s): Angela Aparecida Teles

 

Título: O movimento feminista e sua articulação na imprensa alternativa: uma análise do jornal Mulherio (1981-1988)

Descrição: Esta pesquisa busca analisar o movimento feminista na década de 1980 no Brasil, período de abertura política no contexto da Ditadura Militar quando diferentes movimentos sociais ocuparam o espaço público exigindo direitos. A análise das edições de Mulherio (1981-1988) objetiva compreender as temáticas importantes para as mulheres que buscavam a ampliação de direitos e que se fazem presentes até os dias de hoje.

Integrante(s): Isabella Laísa Santos Franco / Angela Aparecida Teles (orientadora)

 

Título: Wonder Woman: gênero e cultura da mídia (1974-2017)

Descrição: A presente pesquisa busca analisar, por meio da análise da série televisiva Wonder Woman (1974-1979) e da obra cinematográfica blockbuster Wonder Woman (2017), questões relacionadas ao estabelecimento e à circulação de padrões de gênero nesses dois períodos, relacionados ao gênero feminino e à sua representação na mídia, analisar como essas obras se relacionam com o movimento feminista naquele contexto histórico.

Integrante(s): Júlia Lázara Nunes de Alecrim / Angela Aparecida Teles (orientadora).

 

Título: Corpo e performance no videoclipe: uma análise da obra de Johnny Hooker (2004-2018)

Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar e interpretar a performance de Johnny Hooker nos videoclipes  Eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito e Coração. Busca-se situar o artista na história da canção popular no Brasil com ênfase na abordagem de temáticas LGBTQIA+ e na circulação de suas obras nos mais variados meios digitais.

Integrante(s): Leonardo Henrique Biazotto / Angela Aparecida Teles (orientadora)

 

Título: A visibilidade gay no final do século XX: uma análise do filme Bent (1997)

Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar o filme Bent (1997), do diretor Sean Mathias, baseado na peça teatral Bent (1979), do escritor Martin Sherman, que tematiza os campos de concentração para homossexuais na Alemanha nazista. Busca-se compreender o filme como documento histórico sobre questões que afetaram o ativismo gay a partir dos anos 1970, a memória dos campos de concentração e a assunção da identidade gay.

Integrante(s): Leonardo Santos Pitta/ Angela Aparecida Teles (orientadora)

 

Título: Entre virgens, prostitutas e mães: a representação do feminino nos campos de reeducação moçambicanos no filme Virgem Margarida (2012)

Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar, por meio do filme “Virgem Margarida” (2012), como orientam-se as disputas memorialísticas acerca dos campos de reeducação encontrados em Moçambique, após sua independência em 1975, propondo questões sobre o papel feminino no movimento revolucionário e a construção da nova mulher moçambicana.

Integrante(s): Rayane Aparecida Castro Silva/ Angela Aparecida Teles (orientadora)

 

Título: O movimento negro e a imprensa alternativa: uma análise do jornal Versus (1977-1979)

Descrição: O objetivo dessa pesquisa é investigar como o movimento negro construiu sua agenda política nas páginas do jornal Versus. Desse modo, a análise será voltada para a seção Afro-Latino América. Vale ressaltar que esse jornal compõe os jornais de esquerda da imprensa alternativa dos anos 1970, portanto questões como cultura, raça e classe são categorias de análise que orientam a compreensão do jornal Versus como fonte e objeto de pesquisa.

Integrante(s): Suzana de Paula Rodrigues/ Angela Aparecida Teles (orientadora)

 

Título: Pra Frente Brasil (1982): cinema e censura na ditadura militar

Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar o filme Pra Frente Brasil (1982) que aborda o período da ditadura militar no Brasil e compreender a relação entre cinema e censura nesse período, além de tratar da questão da repressão e tortura tematizadas no filme.

Integrante(s): Victoria Melo Daniel/ Angela Aparecida Teles (orientadora)

 

Documentos do LAHISD

Regimento do LAHISD

Ata da 1ª reunião do LAHISD

 

Acervos digitais

Acervos de documentos digitais e digitalizados

Arquivo Edgard Leuenroth – AEL

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Arquivo Histórico Judaico Brasileiro  

Arquivo Nacional

Arquivo Nacional Torre do Tombo

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Arquivo Público Mineiro

Associação Internacional de Arquivos Sonoros e Audivisuais - IASA

Biblioteca Digital Curt Nimuendajú

Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca Digital da UNESP

Biblioteca Nacional Digital

Biblioteca do Senado Federal

Biblioteca Nacional de Portugal

Biblioteca Terra Livre

Brasiliana Eletrônica

Câmara dos Deputados: legislação

Center for Research Libraries

Centro de Documentação e Memória da UNESP

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)

Centro de Memória Digital/UnB

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Cinemateca Brasileira

Federação Internacional de Arquivos Fílmicos - FIAF

História da Educação e da Infância

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Leis, Decretos e Portarias Municipais (MG e SP)

Memórias Reveladas

Museu Histórico Nacional

Slave Voyages

 

Podcast do LAHISD

 

Ouça os episódios de  História Digital: o podcast do LAHISD

 

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