Critérios de avaliação

by Leandro Guimarães
Published: 11/10/2018 - 16:27
Last modification: 11/05/2020 - 11:12

O sentido da avaliação no processo pedagógico é a aprendizagem, princípio que assumimos como premissa no presente projeto e está em consonância com a perspectiva da avaliação delineada no PIDE (2016-2021) da UFU. Avaliamos para aprender e aprendemos no próprio processo avaliativo, em uma relação dialética entre ensino, aprendizagem e avaliação. Essa concepção demanda ações contínuas de identificação das dificuldades para intervir e colaborar com a sua superação, provocando quando necessário, a reorganização do trabalho pedagógico.

O curso busca superar qualquer emprego da avaliação em uma lógica punitiva, meramente quantitativa, que não se compromete com as aprendizagens e que, não raro, ocorre de forma estanque ao final com o objetivo de atribuir nota. Portanto, assumimos coletivamente, objetivos e princípios que buscamos sustentar no curso:

✓ Avaliação como parte do processo pedagógico;

✓ Realizar a intervenção para a promoção da aprendizagem dos/as discentes, especialmente por meio da identificação e registro, por parte dos/as docentes, das dificuldades identificadas nos instrumentos de avaliativos realizados, assim como, por meio da autoanálise dos/as estudantes;

✓ Com base nas dificuldades identificadas na avaliação planejar estratégias para superá-las e/ou aprimorar o processo em curso;

✓ Ampliar a qualidade das avaliações em detrimento da mera quantidade de instrumentos aplicados;

✓ Planejar propostas coletivas de avaliação entre os/as professores/as do período/ turma ou mesmo avaliações aprofundadas ao longo do ciclo formativo;

✓ A avaliação deve oferecer informações para mudanças ou referendar os procedimentos de ensino; perceber o nível de aprendizagem individual e coletiva de cada conteúdo; possibilitar a comparação do/a estudantes com ele/a próprio/a no início, no decorrer e no final de cada período, para perceber sua evolução; fornecer ao/à estudante e ao/à professor/a informações sobre o desempenho de cada um/a, para que possam agir em prol de uma melhor aprendizagem; servir como indicador para avaliação institucional;

✓ A prática pedagógica como relação que valoriza a contribuição de cada integrante, sua cultura e da localidade com a qual os/as discentes se identificam, demanda processos intensos de avaliação;

✓ Utilizar instrumentos avaliativos com a atenção às diferentes linguagens necessárias na formação de professores/as, como: observação/intervenção problematizadora; trabalhos coletivos, testes, provas escritas dissertativas ou fechadas, portfólios, seminários, painel integrado, diário reflexivo, auto avaliação, trabalho monográfico, entrevista, conselho de turma, relatório, artigo entre outros.

✓ A avaliação da/para a aprendizagem é uma das dimensões a ser considerada na avaliação institucional.

✓ Uma concepção de educação que busca a justiça e a igualdade social por meio da garantia da aprendizagem de todos/as, demanda uma avaliação democrática que resista às marcas de uma formação acadêmica marcada culturalmente por valores classificatórios, competitivos, meritocráticos e excludentes. Assim, é necessário entender a complexidade e as resistências políticas, epistemológicas, éticas e técnicas presentes na universidade em relação à avaliação formativa.