Grupo de Pesquisa

Impactos das mudanças de uso da terra no cerrado

IMPUT
por Raffer
Publicado: 03/12/2018 - 15:01
Última modificação: 17/01/2020 - 10:57

O grupo de pesquisas Monitoramento dos Impactos das Mudanças de Uso da Terra no Cerrado (IMPUT) surgiu da necessidade de se pesquisar as mudanças, tão dinâmicas, de uso da terra no Cerrado e, consequentemente, seus impactos ambientais. O apoio às pesquisas realizadas por este grupo dar-se-á mediante a utilização de dados remotamente situados e técnicas de geoprocessamento, que conferem rapidez e precisão na análise, mapeamento e monitoramento realizado.

As linhas de pesquisa são:

   1. Dinâmica do estoque de Carbono em diferentes usos da terra

      Objetivo: Avaliar a contribuição dos diferentes uso da terra no estoque de Carbono dos solos.

   2. Impacto das mudanças de uso da terra no Cerrado e suas implicações ambientais

      Objetivo: Analisar os impactos das mudanças de uso da terra no cerrado, principalmente no que se refere a conversão de áreas agrícolas e vegetação natural, em cana-de-açúcar, e suas implicações ambientais.

   3. Levantamento de dados, mapeamento, monitoramento e modelagem de dados ambientais

      Objetivo: Acompanhar as dinâmica espaço-temporal das mudanças de uso de uso da terra a partir do mapeamento, modelagem e monitoramento dos dados obtidos a partir da utilização de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.


Projetos

 

CONCLUÍDOS

1. Impacto das mudanças de usos da terra no estoque de carbono dos solos da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Objetivo: avaliar o impacto das mudanças de uso da terra no estoque de carbono dos solos da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no período que compreende os anos 2002 e 2011, a partir de estimativas do estoque de carbono total e da utilização de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Financiamento: FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), Edital 21/2010 – Pesquisas sobre Mudanças Climáticas no Estado de Minas Gerais

Período: 2011-2013

Resultado do Projeto

 

2. A expansão canavieira e o impacto no estoque de carbono dos solos da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba-MG

Objetivo: analisar a potencialidade de estoque de carbono dos solos sob cana-de-açúcar, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba-MG, a partir de estimativas do estoque de carbono orgânico total e da utilização de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Financiamento: FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), Edital Universal 2013 - Processo CSA - APQ-02319-13.

Período: 2014-2017

Resultado do Projeto

 

EM ANDAMENTO
  1. Estoque de carbono nos solos sob cultivo da cana-de-açúcar na Microrregião Geográfica do município Ituiutaba-MG

  2. O programa Agricultura de Baixo Carbono no Município de Ituiutaba-MG

 


Publicações

Publicação de artigos completos em revistas, congressos científicos e capítulos de livros:

  1. ROSENDO, Jussara dos Santos, ROSA, R. Comparação do estoque de carbono estimado em pastagens e vegetação nativa de Cerrado. Sociedade & Natureza (UFU. Online). , v.24, p.359 - 376, 2012. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17241/pdf>

  2. GOMIDE, M. V.; ROSENDO, J. S. MAPEAMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA- MG (2011). Revista Observatorium. (No prelo)

  3. ALVES, F.; ROSENDO, J. S.; BOGADO, A. L. A comparação do estoque de C determinado por diferentes métodos em pastagens melhoradas e degradadas. (No prelo)

  4. ROSENDO, Jussara dos Santos, ROSA, Roberto. Avaliação do estoque de Carbono em solos sob vegetação nativa e uso antrópico em áreas de Cerrado. In: PORTUGUEZ, A. P.; MOURA, G. G.; COSTA, R. A. Geografia do Brasil Central - Enfoques teóricos e particularidades regionais. Uberlândia: Assis, 2011, v.1, p. 215-234.

  5. MARTINS, F. P., ROSENDO, Jussara dos Santos. Mapeamento do uso da terra do município de Ituiutaba-MG por meio da classificação automática de Bhattacharya (2011). In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçu. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. , 2013. p.8076 – 8083. Disponível em: < http://www.dsr.inpe.br/sbsr2013/files/p0167.pdf>

  6. VICOSO, L. C. B., ROSENDO, Jussara dos Santos. Mapeamento da cana-de-açúcar no município de Ituiutaba - MG (2010). In: Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. (No prelo).

  7. GOMIDE, M.; VIÇOSO, L. C. B.; ROSENDO, J. S. MAPEAMENTO DA CULTURA DE CANA-DE-AÇÚCAR NA MICRORREGIÃO DE ITUIUTABA-MG (2011). In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária; VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária; I Jornada de Geografia das Águas, realizado em João Pessoa na Paraíba, no período de 22 a 26 de Setembro de 2013. (No prelo).